sábado, 26 de dezembro de 2020

Opinião & Análise: Acuse seus adversários (no caso inimigos) daquilo que você certamente fará

Neste sábado 26 de dezembro de 2020, o portal Plantão Brasil trouxe matéria sob o título: Bilhões no lixo! Bolsonaro diminui royalties pagos por petrolíferas estrangeiras pela metade. O Curioso, de acordo com o artigo, é o fato de que a Estatal Petrobrás investira muito dinheiro nos campos petrolíferos e de gás natural, sem deixar de pagar largas quantias de royalties aos municípios onde se situam esses campos de riqueza, nada mais justo.

Jair Bolsonaro - Fonte Revista Fórum

Desarrazoado, é que agora(julho/2020) o atual governo que já principiou o desmonte da estatal petrolífera nacional para poder entregá-la ao capital estrangeiro (entenda-se estadunidense, por que caso a China queira participar dos pseudo leilões, Bolsonaro fará de tudo para impedir) aprovou uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que determina que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ESTUDE a REDUÇÃO desses royalties para beneficiar futuras empresas estrangeiras, em detrimento das populações residentes nos municípios para quem a Petrobrás sempre transferiu, a título de pagamento, gordas somas.

O que ainda NÃO está claro é por que cargas d'água Bolsonaro quer reduzir esses royalties; haveria algum interesse escuso por trás disso? Se isso não for um caso típico de dilapidação do patrimônio público em desfavor do povo brasileiro, então que nome se dá a isso? Este blog tem algumas sugestões, que resguarda a si próprio, mas você pode e deve tirar as suas próprias conclusões. Então o que você pensa a esse respeito?




















*As Imagens por ventura aqui exibidas e não identificadas são de origem da Internet/redes sociais


Raimundo Santos tem licenciatura plena em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa); é Especialista em Direito Legislativo pela UNILEGIS em parceria com a UnB/UFMS, e é Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília em parceria com a Escola Nacional de Socioeducação/SDH-Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário