O que se ver é um alarde orquestrado de que a Bolsa de Valores bate recorde após recorde de pontos, de que a taxa Selic está muito baixa, de que o comércio de fim-de-ano criou milhares de vagas de trabalho - não de empregos - em todo o país. Pois bem, não se ver na mesma medida uma análise séria, crítica informando ao trabalhador que esses índices todos não se traduzem em benefícios para a grande massa de consumidores.
Em 15ago2019, o blog do esmael publicou: “Brasil tem 12,8 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados” e em 30ago2019 o portal jornalggn revelara que de acordo com o IBGE, o “Número de empregos informais no mercado de trabalho bate novo recorde,”, como se percebe, não há motivos para comemoração neste final de ano, muito embora a Rede Globo de televisão tenha feito um papelão no seu informativo nacional ao jurar que a economia brasileira vai bem; porém, de acordo com o que fora publicado pelo blog do esmael em 2dez2019, os números da economia nacional são estarrecedores, isto é, ele aponta um universo de mais de 61 MILHÕES de pessoas que se encontram na situação de “Desempregados e precarizados - 36,8 MILHÕES”, e de Desempregados - 12,4 MILHÕES; para o blogueiro, a emissora fundamentou sua reportagem na indústria de papelão para afirmar que a economia deslancha.
Posteriormente, o mesmo blog afirmou em 4dez2019 que o influente jornal inglês - “Financial Times desmascara BOLSONARO e Globo” ao questionar “ ... as estatísticas econômicas do governo brasileiro...”, uma vez que tais “... números sobre as exportações,...” influenciariam na “... cotação da moeda, e superfaturado o pibinho para 0,6%,...” ; com isso, pode-se depreender que além de o Brasil ter apresentado um PIBINHO, ele ainda fora falsificado, SUPERFATURADO. Governo de Fakes.
Depois dessas informações, o portal g1.globo em 25dez2019, revelou que a INFORMALIDADE BATEU RECORDE EM 2019”, e isso reforça o que os artigos publicados pelo blog do esmael em 15ago2019 e 2dez2019 respectivamente, apontavam, ou seja, números desfavoráveis à economia nacional; na reportagem de o globo, pode-se constatar muitas histórias de pessoas que foram levadas à informalidade.
Nessa reportagem fica evidenciado ainda que com a tal informalidade, há uma queda BRUTA nos rendimentos familiares além de acréscimo da carga horária de trabalho, é o caso de um bacharel em administração de empresas, em São Paulo, que tinha “... todos os benefícios trabalhistas a que um funcionário CLT tem direito, como 13º salário, férias e até plano de saúde. E ainda trabalhava em horário comercial, com intervalo para almoço e folga aos finais de semana. Além de contar com uma renda de quase R$ 10 mil.” foi “... mandado embora, ... precisa trabalhar pelo menos DOZE horas por dia para conseguir tirar em torno de R$ 6,5 mil por mês, sem descontar as despesas com o carro como combustível e manutenção. O administrador diz que em média sua renda caiu 70%.”. Por isso tudo, pode-se afirmar que a economia brasileira vai muito mal, obrigado.
Raimundo Santos tem licenciatura plena em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa); é Especialista em Direito Legislativo pela UNILEGIS em parceria com a UnB/UFMS, e é Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília em parceria com a Escola Nacional de Socioeducação/SDH-Presidência da República.
Referências
https://www.esmaelmorais.com.br/2019/08/brasil-tem-128-milhoes-de-desempregados-e-5-milhoes-de-desalentados/
Publicado em 15 agosto, 2019
Brasil tem 12,8 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados.
https://jornalggn.com.br/trabalho/numero-de-empregos-informais-no-mercado-de-trabalho-bate-novo-recorde-aponta-ibge/
Por Jornal GGN - 30/08/2019
Número de empregos informais no mercado de trabalho bate novo recorde, aponta IBGE. Desemprego caiu, mas não pela criação de postos formais; Número total de ocupados atingiu 11,8%, ou 12,6 milhões de pessoas, no trimestre.
https://www.esmaelmorais.com.br/2019/12/globo-faz-papelao-no-jornal-nacional-ao-jurar-que-a-economia-vai-bem-no-brasil/
Publicado em 2 dezembro, 2019
Globo faz papelão no Jornal Nacional ao jurar que a economia vai bem no Brasil
PARA NÃO SE PERDER NOS NÚMEROS:
• Desempregados e precarizados (informais): 36,8 milhões de pessoas;
• Trabalhadores com carteira assinada no setor privado: 33,2 milhões de pessoas;
• Desempregados 12,4 milhões de pessoas;
• Trabalhadores sem carteira assinada 11,9 milhões de pessoas.
TOTAL GERAL
• Desempregados, precarizados e sem carteira: 48,7 milhões de pessoas;
• Empregados com carteira assinada: 33,2 milhões de pessoas.
https://www.esmaelmorais.com.br/2019/12/financial-times-desmascara-bolsonaro-e-globo-com-uma-so-cajadada/
Publicado em 4 dezembro, 2019
Financial Times desmascara BOLSONARO e Globo com uma só cajadada. Financial Times desmascarasse, na noite desta terça-feira (3), a fraude da Rede Globo e do presidente Jair Bolsonaro acerca do pibinho de 0,6% no trimestre.
pibinho superfaturado?
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/12/25/informalidade-bateu-recorde-em-2019-veja-historias-de-quem-trabalha-por-conta-propria.ghtml
Informalidade bateu recorde em 2019; veja histórias de quem trabalha por conta própria. Quatro em cada dez profissionais trabalham por conta própria ou sem carteira assinada no país; 'bicos' trazem renda muito menor que o trabalho em carteira e não condizem com a formação dos trabalhadores.
25/12/2019 07h20
Nenhum comentário:
Postar um comentário